| 28/03/2003 19h44min
Um dia depois do início da guerra no Iraque, um memorando foi distribuído nos escritórios da MTV Europa recomendando que videoclipes em que aparecem guerra, soldados, aviões de guerra, bombas, mísseis e tumultos sociais não sejam exibidos na Inglaterra e outros lugares da Europa.
O memorando, enviado pelo gerente do departamento de transmissões padrão da MTV Europa, Mark Sunderland, cita exemplos claros. Entre eles, vídeos relacionados diretamente à guerra como Boom!, do System of a Down; vídeos com bombas explodindo como Hot in the city, de Billy Idol; vídeos com cenas de guerra, como Lucky, do Radiohead e até Don't want to miss a thing, do Aerosmith, que possui cenas do filme de ação Armageddon.
Tomando futuras medidas cautelosas, o memorando aconselha contra a exibição de vídeos cujas letras, títulos das músicas ou até os nomes das bandas, façam alusão à guerra, bombas ou outras "palavras sensíveis". Ele menciona as músicas B.O.B. (Bombs over Bagdá) do Outkast; You, me and World War Three, de Gavin Friday; e todas as do B-52s.
Uma porta-voz da MTV disse que o memorando se aplica apenas para a MTV na Europa. Ela também disse que os vídeos listados não foram banidos, mas simplesmente selecionados como exemplos de tipos de vídeos que se aconselha não exibir. Ela acrescentou, entretanto, que a MTV nos Estados Unidos estava também sendo responsável pelo aumento da sensibilidade de seus espectadores.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.