Software | 20/04/2009 15h40min
Desde o Knopix, quem quer testar o Linux, mas não quer abrir mão do que tem no computador antes de decidir por uma migração copleta, geralmente recorre a um Live CD – versão que permite rodar o sistema operacional sem instalação no HD. Ainda assim, para acessar o Live CD é preciso reiniciar a máquina. É um ou outro. Já o Portable Ubuntu quebra esse ciclo.
Portable Ubuntu é uma distribuição Linux que coloca algumas funcionalidades do Ubuntu dentro do Windows, rodando dentro de uma pasta no desktop, ou mesmo no pendrive.
Com o programa, é possível rodar qualquer aplicativo Linux dentro do ambiente Windows, sem a necessidade de reiniciar a máquina.
Instalação e uso do sistema
O programa ocupa quase 2 GB. Certifique-se de ter um pendrive com capacidade maior para ter espaço e a possibilidade de acrescentar outras aplicações. Para instalar, basta baixar o arquivo, cerca de 800 MB, do site da distribuição. Depois, clique duas vezes nele. Ele irá descompactar para o pendrive, ou para uma pasta selecionada no computador.
Para rodar a barra do Ubuntu, clique no arquivo run_portable_ubuntu.bat.
Aplicações a jato
Nos testes na redação do clicRBS, foi utilizado um PC com Windows XP SP2, processador 2,8 GHz e 1 GB de memória RAM. O sistema rodava de um pendrive. A maioria das aplicações levou oito segundos para abrir – tempo inferior a alguns programas do próprio Windows.
O Ubuntu Portable é uma boa opção para quem quer utilizar o programas Linux no Windows para testar, ou comparar. Não serve, no entanto, como um teste, já que a interface do Ubuntu não pode ser experimentada pela barra.
CLICRBS
Ubuntu Portable dá acesso rápido a recursos de uma das distribuições mais conhecidas
Foto:
Reprodução
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.