Tecnologia | 20/04/2009 08h38min
Materiais com ferroeletricidade podem eliminar de vez o tempo perdido em inicializações (boot) de computadores. Nova tecnologia em desenvolvimento por um grupo de universidades dos Estados Unidos pode criar o PC com “instant-on”.
O grupo de pesquisas une as universidades de Cornell, Penn State e Nortwestern, com apoio da Fundação Nacional de Ciências (NSF, na sigla em inglês).
Cartões magnéticos já utilizam a tecnologia para revelar e atualizar informações armazenadas neles instantaneamente quando expostos a um leitor de dados. Um computador com essa capacidade poderia oferecer ao usuário informações e dados também instantaneamente.
Segundo o site EurekaAlert, uma equipe liderada por Darrell Schlom, da Cornell University, combinou uma variante do material presente nos cartões e mesclou com o silício, o principal componente a maioria dos semicondutores de circuitos integrados. O resultado é que o silício adquiriu propriedades magnéticas.
O resultado pode abrir o caminho para uma nova geração de dispositivos de memória consumindo menos energia, mais rápidos e mais convenientes. Para usuários do dia-a-dia, pode significar o fim da espera pela inicialização do sistema antes do uso.
Conforme os pesquisadores, ainda é preciso muita pesquisa para tornar o instant-on em realidade, mas ter o material que viabilizaria o processo já é um começo.
– Criando o ferromagnetismo diretamente no silício deixamos essa possibilidade mais perto da realização – diz Schlom.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.