| hmin
Um foguete carregando os dois primeiros satélites-espiões do Japão foi lançado nesta sexta, dia 28 (horário local), em um esforço para conseguir mais dados sobre a Coréia do Norte. Segundo a Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial, os satélites foram lançados no horário programado, às 10h27min (22h27min de quinta, em Brasília).
O foguete de fabricação japonesa H-2A foi visto cruzando o céu da pequena ilha de Tanegashima, que fica mil quilômetros ao sul de Tóquio. Meia hora após o lançamento ainda não estava claro se os satélites haviam entrado em órbita, como planejado.
O desenvolvimento do satélite, que dará ao Japão a primeira oportunidade de inspecionar a Coréia do Norte pelo espaço, foi planejado depois que, em 1998, o governo norte-coreano lançou o míssil balístico Taepodong, que cruzou o território japonês até cair no Oceano Pacífico. Tóquio planeja lançar outros dois satélites similares até o final do ano, num projeto de cerca de US$ 2 bilhões.
Alguns analistas têm expressado preocupação de que a Coréia do Norte, que avaliou o lançamento dos satélites como um ato hostil, possa aproveitar a oportunidade para lançar o míssil balístico Rodong, capaz de alcançar o Japão e roubar a atenção internacional da crise no Iraque.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.