Hardware | 08/04/2009 12h50min
O mercado de netbooks tem chances de crescer mais que o de notebooks. Esta é a previsão do presidente da Qualcomm, Paul Jacobs. A norte-americana Qualcomm produz chipsets utilizados em portáteis. A previsão foi feita por Jacobs em entrevista à Bloomberg durante evento do setor em Las Vegas (EUA).
Já em 2008, os modelos referidos por Jacobs – laptops mais leves, menores e baratos com a configuração limitada, voltada para navegação na internet – venderam mais de 10 milhões de unidades, segundo dados da IDC.
Outra consultoria de mercado, a Gartner, prevê um crescimento em mais que o dobro sobre o ano passado, devendo chegar a 21 milhões de computadores comercializados em 2009, apesar da provável queda de 12% das vendas globais de computadores pessoais.
Entre os fatores que impulsionam as vendas está o preço. Há modelos que custam US$ 300 nos Estados Unidos, e algumas operadoras oferecem o aparelho por US% 50, juntamente com plano de acesso à banda larga por dois anos.
Segundo o site NetbookWorld, a Qualcomm tem grande interesse no mercado de utlraportáteis. Sua linha de processadores Snapdragon, desenvolvida para os netbooks, chegará ao mercado no final deste ano, para competir com o Atom, da Intel, que tem dominado o mercado de netbooks e dispositivos móveis em geral.
O mercado de netbooks tem chances de crescer mais que o de notebooks?
Previsão de comercialização dos ultraportáteis para este ano é de 21 milhões de unidades
Foto:
Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.