Software | 20/01/2009 08h20min
A empresa de análise de segurança F-Secure acredita que mais de 8,9 milhões de computadores foram infectados pelo vírus conhecido por Downadup, ou como Conficker e Kido, e tem como alvo principal o sistema operacional Windows.
Segundo a Microsoft, o programa malicioso busca o arquivo chamado “services.exe”, no Windows, e então se integra ao códio. Uma vez no arquivo, é capaz de fazer grandes alterações no sistema operacional, alterando até mesmo os registros do sistema.
O vírus foi identificado pela primeira vez em Outubro, e ataca PCs na Rússia, China, Brasil e na Índia.
Uma vez dentro do computador, o vírus inicia automaticamente o download de uma série de outros programas maliciosos de certos sites. Além disso, ele é programado para dificultar aos usuários a restauração do sistema a um ponto anterior ao da contaminação.
Para os especialistas da F-Secure, o nível de infecções está subindo astronomicamente, tornando a situação cada vez pior. Além disso, identificar os sites que proliferam o vírus é extremamente difícil, já que estes endereços mudam constantemente de domínio.
Segundo o site britânico Telegraph, o software que tem resultado na proliferação maior do vírus é uma variante lançada há duas semanas. O vírus é capaz de contaminar equipamentos conectados via USB, aumentando a proliferação.
Os usuários são aconselhados a manter seus antivírus atualizados, juntamente com o sistema operacional e o firewall. Instalar o patch MS08-067 da Microsoft também é indicado.
não sei se peguei esse vírus, mas hoje quando fui ligar o meu micro no escritório não conseguia acessar os favoritos e nem acessar o banco, muito menos restaurar o sistema. Pois apareceu um arquivo exe no Windows e eu acabei deletando será que algúem já ouviu falar no "ctfr.exe", se alguém souber o que faço para consertar me mande um e-mail.
Pessoal, o melhor antivirus que existe é a educação do usuário em manter e utilizar o sistema prudentemente. Utilizando Windows pirata, também dificulta manter o sistema atualizado. Mas que utilização de sistemas operacionais diferentes, é uma ótima alternativa e mais econômica no caso do Linux, não se discute. Na minha humilde opinião, Windows é só para jogos, para trabalho (inclusive desenvolvimento de sistemas) e atividades simples (internet e edição de arquivos 'office') a melhor alternativa é o MacOS (um sistema Unix que é desenvolvido por pessoas que recebem pra isso, portanto tem a obrigação de distribuir algo bem feito) e a mais em conta é o Ubuntu 8.10. Abraço.
Especialistas alertam para a disseminação do Downadup e suas variantes entre PCs
Foto:
Divulgação, Microsoft
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.