| hmin
O governo do Irã informou nesta quinta, dia 20, estar preparando seu território para receber até 1,2 milhão de refugiados do Iraque. O vice-ministro do Interior, Ahmed Hosseini, garantiu que nenhum iraquiano havia atravessado a fronteira até o início noite (tarde, em Brasília).
– Se a guerra se expandir e novas cidades iraquianas forem atacadas, então aumentará o fluxo rumo ao Irã. Nesse caso, prevemos que entre 500 mil e 1,2 milhão de refugiados iraquianos cheguem à fronteira do Irã porque mais de 70% da população vive em áreas localizadas a até 150 quilômetros do Irã – disse Hosseini.
O governo iraniano liberará a passagem apenas a pessoas cuja vida esteja em perigo. Em Teerã (capital iraniana), uma autoridade de um órgão internacional de ajuda humanitária disse que alguns milhares de refugiados aproximaram-se da fronteira, mas não puderam entrar no país.
Durante a Guerra do Golfo, em 1991, mais de 1 milhão de iraquianos, em sua maioria curdos do norte do país, entraram em território iraniano.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.