| 18/03/2003 15h27min
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, informou nesta terça, dia 18, que o governo gaúcho entrará em contato com o Ministério da Saúde para avaliar medidas de prevenção ao vírus asiático de pneumonia. No Brasil, nenhum caso da doença foi registrado até o momento.
Casos da Síndrome Respiratória Aguda (SRA), doença que teria provocado a morte de nove pessoas, foram registrados nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha, na Alemanha e na Austrália, onde 20 casos suspeitos foram notificados. Em Hong Kong, o número de doentes passou de 95 na segunda para 123 nesta terça.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença teria surgido na China no ano passado. Em 2003, 300 casos suspeitos na parte continental do país foram assinalados. Na última segunda, a Alemanha informou ter encontrado quatro casos da síndrome. Nos EUA, existem 14 casos suspeitos do mal. Na Grã-Bretanha, apenas um.
Os dados da OMS apontam para um número de 164 casos, mas isso inclui apenas Hong Kong, Vietnã, Cingapura, Tailândia, Alemanha, Canadá e Suíça. A síndrome está se espalhando do Sudesde da Ásia para as demais regiões, desde fevereiro. Há suspeitas de que um surto de doença respiratória registrado antes disso na China tenha sido causado pelo mesmo agente, ainda não identificado. Se incluídos os casos da China, a contagem chega a cerca de 500.
Dois casos com morte foram associados à bactéria Chlamydia pneumoniae no surto da província de Guangdong. Desta vez, ainda não foi possível identificar qualquer bactéria ou vírus em análises e cultura de material coletado dos doentes.
Com informações da Rádio Gaúcha e da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.