| hmin
A Turquia afirmou nesta segunda, dia 17, que poderá ficar de prontidão em casos de urgência para ajudar seu aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), os Estados Unidos, na possível guerra contra o vizinho Iraque.
O primeiro-ministro, o presidente e o chefe do Exército da Turquia se reuniram para conversas, que o ministro da Defesa disse que podem satisfazer os pedidos urgentes dos Estados Unidos para usar o espaço aéreo turco e bases no solo. Conforme o porta-voz presidencial, Tacan Ildem, a Turquia decidiu ficar de prontidão em casos de urgência para preservar seus interesses nacionais.
Ele não deu maiores detalhes sobre as atitudes a serem tomadas de acordo com as recomendações do influente Conselho de Segurança Nacional, um órgão militar que no final de janeiro pediu que governo tomasse medidas para assegurar os interesses da Turquia.
Inicialmente, a Turquia havia decidido apoiar os Estados Unidos e ofereceu suas bases e tropas ao aliado. Depois, entretanto, o Parlamento do país rejeitou uma autorização para que os norte-americanos usassem o território e as instalações militares do país em caso de guerra contra o Iraque.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.