| hmin
O governo britânico considera que a avaliação do inspetor-chefe de armas da Organização das Nações Unidas (ONU), Hans Blix, apresentada nesta sexta-feira, dia 7, ao Conselho de Segurança, provou que o Iraque estava em "violação material'' da resolução 1441, que exige o desarmamento do país.
Minutos depois da apresentação de Blix à ONU, o porta-voz do primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, disse que as descobertas do inspetor mostravam que o presidente iraquiano, Saddam Hussein, não cooperou de modo imediato e completo como exige a resolução. Ignorando a avaliação de Blix de que a destruição de mísseis por parte de Bagdá constituiu uma "medida substancial de desarmamento'', o porta-voz de Blair afirmou:
– O relatório de Blix de hoje confirma que não há cooperação completa e imediata. É por isso que acreditamos que Saddam está em violação material da (resolução) 1441.
A Grã-Bretanha é o aliado mais leal de Washington contra o Iraque e ofereceu uma proposta para uma segunda resolução juntamente com os EUA e a Espanha que abriria caminho para uma guerra contra Bagdá.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.