| hmin
A Organização das Nações Unidas (ONU) informou neste sábado, dia 1º, que dois mísseis Al-Samoud já foram destruídos com sucesso, na base militar de Taji, a cerca de 40 quilômetros ao norte de Bagdá. O presidente do Iraque, Saddam Hussein, havia anunciado durante a semana que autorizava a destruição dos projéteis, como havia sido pedido pela Organização das Nações Unidas.
O chefe do time de inspetores, Dimitri Perricos, afirmou que a destruição de outros dois ainda está sendo feita. Segundo ele, se tudo der certo, os quatro mísseis estarão destruídos neste sábado. A destruição dos componentes e sistemas relacionados começou nessa manhã. O chefe dos inspetores de armas da ONU, Hans Blix, havia determinado prazo até 1º de março para que começasse a descartar dezenas de mísseis e a maioria de seus componentes depois de ter encontrado armas com um alcance maior que o permitido.
Na sexta, dia 28, Blix afirmou que poderá reescrever o relatório sobre
Bagdá que apresentará neste sábado
ao Conselho de Segurança. Ele deu as boas-vindas ao anúncio iraquiano e disse que a promessa era um "grande passo" rumo ao "real desarmamento" do regime de Bagdá.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.