clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Software  | 28/10/2008 10h53min

Declarações do criador do Ubuntu causam polêmica na rede

Mark Shuttleworth diz que não acha possível lucrar com a venda de software livre

Declarações do fundador de uma das distribuições Linux mais populares, o Ubuntu, têm causado alvoroço na internet. Ao falar sobre os ganhos financeiros com software livre,  Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, declarou:

– Eu não acho que alguém consiga lucrar com Linux em desktop.

Vindo de quem vem, a resposta pode causar espanto. Shuttleworth está à frente  de uma das distribuições mais populares do universo Linux, que inclusive emplacou parcerias para os netbooks ultraportáteis da Dell, uma das maiores marcas do mercado de PCs. Mas a explicação faz sentido.

– Eu nunca vi a venda de pacotes com software livre como uma idéia produtiva. A única forma de se construir um negócio ao redor do software é com serviços – continuou.

Em outras palavras, Shuttleworth quer dizer que não se ganha dinheiro vendendo software livre em uma caixinha, é no suporte e nos serviços agregados que está o lucro. A declaração do executivo foi publicada pelo colunista da Computerworld Steven J. Vaughan-Nichols e causou um certo alvoroço pela web.

Para o Linux Loop, o destaque à declaração de Shuttleworth é indevido, já que a frase nada mais reflete que uma opinião comum no meio do software livre.

– É uma história sobre nada – disse o Thomas Teisberg.

No site Internet News, Sean Michael Kerner publica outros trechos da entrevista de Shuttleworth, declarando que a Canonical ainda não tem um fluxo de caixa positivo.

Segundo Kerner, a fundação tem mais de 8 milhões de usuários e o lucro está crescendo, mas a empresa deve  continuar na dependência de investimentos por alguns anos a frente, motivo para alguns acharem que nem os serviços, ou os servidores, são rentáveis.

Especulações a parte, a Canonical lança no dia 30 de outubro, próxima quinta-feira, a versão final do Ubuntu 8.10, chamado de Intrepipd Ibex. A distribuição existe desde 2004, com atualizações semestrais.

Todas as versões do Ubuntu podem ser baixadas e distribuídas gratuitamente entre os usuários. Também é possível pedir uma cópia em CD ou DVD, através do site.

Divulgação, James Duncan Davidson, OSCON  / 

Mark Shuttleworth diz que não acha possível lucrar com a venda de software livre
Foto:  Divulgação, James Duncan Davidson, OSCON


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.