Mercado | 15/10/2008 10h28min
O terceiro trimestre de 2008 teve 80,6 milhões de PCs saindo das fábricas no mundo inteiro, divulgou a analista de mercado Gartner. O aumento é de 15% sobre o mesmo período no ano passado. Segundo a Gartner, os dados são preliminares.
– O segmento de minilaptops teve um crescimento global muito forte entre os PCs, especialmente na Europa, Ásia e África – explicou Mika Kitagawa.
No mercado norte-americano, a crise econômica aumentou o interesse pelo segmento de netbooks abaixo dos US$ 500. Ainda assim, a consultoria considera cedo para dizer se os subnotes são uma nova oportunidade de negócios no mercado de informática.
Se os portáteis foram bem, o mercado global de PCs sentiu o impacto da baixa nas finanças, com baixo crescimento nas vendas após desempenho forte nos trimestres anteriores.
A HP manteve-se na primeira posição. Mesmo tendo entrado no segmento de netbooks, a empresa acabou perdendo espaço no mercado na Europa, Ásia e África. Os esforços de expansão da Dell não chegaram a se refletir em aumento na fatia de mercado, ainda, avalia a Gartner.
O ranking dos desktops, mobiles e servidores, por fatia de mercado, tem Hewlett-Packard (18,4%), Dell (13,6%), Acer (12,5%), Lenovo (7,3%) e Toshiba (4,6%). Nos Estados Unidos, a Dell assume a liderança, com 29,5% de mercado, seguida por Hewlett-Packard (25,7%), Apple (9,5%), Acer (8,9%) e Toshiba (5,6%).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.