| 17/02/2003 09h02min
A Coréia do Norte disse nesta segunda, dia 17, que teria vitória garantida em uma guerra contra os Estados Unidos graças ao seu sistema político militarizado. A declaração foi feita no momento em que Estados Unidos e Coréia do Sul anunciaram o cronograma de seus exercícios militares conjuntos anuais. Os militares norte-americanos na Coréia do Sul disseram ter avisado o Norte da programação.
Desde o final da Guerra da Coréia, há 50 anos, os Estados Unidos mantêm tropas na Coréia do Sul. Atualmente são 37 mil soldados. Neste ano, os exercícios conjuntos acontecem entre março e abril. Após um fim de semana dedicado a louvar o líder Kim Jong-il, que completou 61 anos, a imprensa estatal norte-coreana voltou a falar grosso.
– A vitória num conflito nuclear será nossa e a bandeira vermelha da política de colocar o Exército em primeiro lugar vai tremular de forma ainda mais vigorosa – disse a rádio pública. – Nossa vitória é certa e o futuro é ainda mais radiante.
A Coréia do Norte tem o quinto maior exército do mundo, onde estão 1 milhão dos 22,5 milhões de habitantes do país. As atividades militares consomem um quarto do PIB nacional. As ameaças e as declarações bombásticas são uma parte quase diária do cardápio da imprensa estatal do regime comunista desde o ano passado, quando a suposta retomada do programa nuclear norte-coreano deu início à crise. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.