| hmin
A conselheira de segurança nacional da Presidência dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, disse no domingo, dia 16, que o pedido de mais tempo para os inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) vasculharem o Iraque em busca de armas ilegais alivia a pressão sobre o presidente Saddam Hussein se desarmar. A alta conselheira da Casa Branca afirmou também ao programa Meet the Press, da rede NBC, que os Estados Unidos estavam trabalhando no sentido de conseguir apoio para uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU, onde Washington enfrentou grande resistência ao longo da última semana.
Países chave que compõem o Conselho de Segurança, particularmente a França, que tem poder de veto, pressionaram a favor da extensão do trabalho dos inspetores, que buscam armas de destruição em massa no Iraque. Mas, para os Estados Unidos as inspeções não estão funcionando e a organização deveria considerar autorizar o uso da força para eliminar.
– Continuar a falar sobre mais e mais tempo é basicamente aliviar a pressão sobre os iraquianos para que façam o que precisa ser feito – disse Rice ao ser questionada sobre o apoio francês para um relatório adicional dos inspetores ao conselho, em março.
Embora Rice tenha dito que os Estados Unidos não estabeleceram datas em seu objetivo de desarmar o Iraque de suas supostas armas banidas, ela acrescentou que "é hora disso acabar".
Questionada se os Estados Unidos contavam com votos suficientes para conseguirem aprovar uma nova resolução no Conselho de Segurança sobre o Iraque, a conselheira afirmou:
– Estamos preparados para trabalhar nesse sentido.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.