Software | 02/09/2008 16h33min
A Google disponibilizou nesta terça o download do seu browser, o Google Chrome. O novo produto (inicialmente apenas para Windows) promete acirrar a "Guerra dos Browsers", que já tinha como principais protagonistas o Internet Explorer (da Microsoft) – detentor da hegemonia do mercado – e o Mozilla Firefox.
De acordo com a Google, a versão beta do Google Chrome para o Windows, de fonte aberta, estará disponível para usuários de mais de cem países e estão sendo desenvolvidos as versões para Mac e Linux.
Segundo Marcelo Quintela, gerente de produtos da Google Brasil, o foco do Chrome é na velocidade de navegação. O "coração" do novo navegador foi batizado com o nome de V8 e promete dar ao browser velocidade de carregamento de páginas maior do que de Internet Explorer e Firefox.
No Chrome, barra de endereços e campo de pesquisas estão unidos, o que possibilita ao usuário escolher o programa de buscas padrão. Ele oferece opções baseando-se nas buscas já efetuadas pelo internauta, sistema semelhante ao utilizado pelo Firefox.
Outro ponto parecido com o Firefox: o navegador utiliza um sistema de abas de navegação, formato formato popularizado pelo browser da Mozilla e implementado até no Internet Explorer.A diferença é que as abas agora estão no topo da janela, diretamente na barra do programa, e não "dentro" do navegador como nos outros navegadores.
Resumo de páginas
Ao abrir o Chrome, a primeira aba mostra um resumo das páginas mais visitadas. Como são páginas muito utilizadas, o navegador baixa os conteúdos delas antes mesmo do site ser visitado. Isso aumenta a velocidade de navegação.
O programa também promete ser mais estável que os rivais, e travar menos. Quando um usuário acessa um site com código problemático, tanto o Internet Explorer e o Mozilla Firefox têm o hábito incômodo de fecharem a janela "travada", levando junto todas as abas. No Chrome, cada aba roda em um processo separado no sistema operacional. Desta forma, apenas a aba com problemas precisa ser fechada em caso de pane.
Com informações do site G-1.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.