Software | 01/09/2008 10h21min
Considerado uma das grandes novidades no Internet Explorer 8, o recurso de privacidade incluso na segunda versão beta do browser não é tão privado como anunciado. O programa deleta o histórico de navegação, mas este pode ser recuperado pela memória cache do computador.
O recurso, chamado de InPrivate Browsing, deveria deletar o histórico de navegação do usuário e outros dados pessoais que são recolhidos e armazenados durante sessões regulares de navegação. Peritos, no entanto, descobriram que é fácil recuperar o histórico, de acordo com testes da Webwereld, e a Fox IT, uma empresa alemã especializada em segurança de TI e pesquisa forense.
O recurso de navegação privada, chamado de porn mode (modo pornô) é normalmente usado pelos usuários que acessam sites de conteúdo adulto e que não desejam ser descobertos pelos familiares ou empregadores.
Pesquisadores foram capazes de recuperar dados exigindo informações gerais sobre comportamento do navegador. Embora URLs não sejam armazenadas, o histórico de navegação foi restaurado.
Ainda mais dados são armazenados na memória cachê do browser, um recurso destinado a acelerar o desempenho dos sites armazenando uma cópia das informações acessadas recentemente no HD do usuário. O InPrivate Browsing falhou ao desabilitar esse recurso.
Os usuários que procuram um nível mais elevado de privacidade poderiam deletar o cache manualmente, mas isso poderia ser recuperado mais tarde por meio de ferramentas disponíveis comumente por forenses.
Em sua defesa, a Microsoft esclareceu aos pesquisadores que o principal objetivo do InPrivate Browsing é prevenir outros usuários do mesmo computador a acessarem o histórico de navegação. O recurso não é destinado a proteger a privacidade dos usuários de experts em segurança e pesquisadores.
Com informações do IT World.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.