| 11/02/2003 10h37min
A maioria dos norte-americanos apóia o uso da força para depor Saddam Hussein mesmo sem a autorização da ONU, segundo duas pesquisas divulgadas nessa segunda, dia 10. Segundo o levantamento Washington Post/ABC News, 57% dos entrevistados concordam com um ataque mesmo sem a chancela da Organização das Nações Unidas. Desde meados de janeiro, cresceu de 48% para 63% o número de norte-americanos que consideram que seu governo tem justificativas suficientes para a guerra.
Ainda segundo essa pesquisa, quase dois terços dos entrevistados acham que as inspeções de armas da ONU devem acabar "em semanas, não meses''. Entretanto, 59% afirmam que os Estados Unidos devem formar uma aliança internacional para atacar, enquanto 37 por cento consideram que o país deve agir sozinho, se necessário.
Resultados semelhantes foram encontrados na pesquisa CNN/USA Today/Gallup. De acordo com ela, em uma semana cresceu de 58% para 63% o número de entrevistados que querem a invasão do Iraque. A confiança nos indícios apresentados pelo governo contra Saddam subiu de 49% para 56% em duas semanas.
Ambas as pesquisas mostraram que mais da metade dos norte-americanos acredita que o Iraque tem armas químicas e biológicas. Só um terço vê no Iraque uma ameaça iminente aos EUA, segundo a pesquisa CNN/USA Today. Exatamente metade considera a economia uma questão mais importante que o Iraque. Ambas as pesquisas ouviram mil adultos e têm margem de erro de três pontos percentuais. A do Washington Post/ABC foi feita entre 6 e 9 de fevereiro. A CNN/USA Today ocorreu entre os dias 7 e 9 do mesmo mês. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.