| 11/02/2003 10h
A Turquia ofereceu um porto seguro para o presidente iraquiano, Saddam Hussein, se ele renunciar a fim de evitar uma guerra liderada pelos Estados Unidos, disse um jornal turco nesta terça, dia 11. Assessores do primeiro-ministro não estavam imediatamente disponíveis para responder à informação. Autoridades do ministério das Relações Exteriores não comentaram o assunto.
O diário Milliyet disse que o premiê Abdullah Gul havia feito a proposta ao segundo homem do país, Taha Yasin Ramadan, durante uma visita secreta que ele fez à Turquia neste mês.
– Renuncie para evitar a guerra, pelo futuro do povo iraquiano. Se você tomar esta decisão, a Turquia está pronta para torná-lo um convidado e providenciar sua segurança. Tal iniciativa impediria a guerra – disse Fikret Bila, um colunista com bons contatos no governo, citando a oferta turca ao líder iraquiano. O Milliyet afirmou que o Iraque não respondeu.
A Turquia, país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está relutantemente se preparando para uma guerra no vizinho Iraque. O país teme que o conflito possa desestabilizar toda a região e prejudicar sua própria frágil economia. Os turcos têm tentado estar à frente dos esforços antiguerra e já organizaram uma reunião de líderes regionais no mês passado. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.