Hardware | 13/08/2008 11h41min
A venda global de computadores ultraportáteis, também chamados de mininotebooks, deve subir de 5,2 milhões de unidades em 2008 para 8 milhões em 2009. Esse mercado, estima a consultoria Gartner, deve ser cenário de um forte crescimento nos próximos anos: em 2012, a quantidade de máquinas comercializadas deve atingir os 50 milhões.
De acordo com o site G1, a consultoria define os mininotebooks como computadores com tela de 5 polegadas a 10 polegadas, com uma versão completa de sistemas operacionais como Windows XP ou Linux.
– A demanda por essas máquinas será comandada por diversos fatores: o tamanho do computador e da tela, seu peso, seu preço, facilidade de uso e funcionalidades parecidas com as de um PC tradicional – afirmou Annette Jump, diretora de pesquisa do Gartner.
Segundo a especialista, esse tipo de produto atrai usuários com diferentes objetivos. Eles podem ter foco no consumo de conteúdo on-line, navegação na internet, uso de e-mail, de comunicadores instantâneos e compartilhamento de imagens, entre outros. Os consumidores em potencial são tanto aqueles que buscam um primeiro computador de custo baixo quando os que pretendem comprar uma segunda ou terceira máquina.
Essa categoria surgiu com o projeto OLPC (one laptop per child, ou um laptop por criança), que tem como foco a educação em países em desenvolvimento. No entanto, o conceito da máquina ultraportátil agradou consumidores e fabricantes, garantindo assim a criação de um novo nicho de mercado. Asus, HP, Intel e Positivo Informática são algumas das empresas que desenvolveram e comercializam os mininotebooks.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.