| hmin
O primeiro-ministro da Turquia, Abdullah Gul, declarou nesta quinta, dia 6, que os soldados do país não participariam de uma eventual investida contra o Iraque a ser liderada pelos Estados Unidos e que ainda tinha esperanças de uma solução pacífica para a crise.
O anúncio foi feito um dia após a Turquia, membro da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan), solicitar a aprovação de concessão de bases para uma ofensiva americana. No domingo, dia 2, o país enviou centenas de soldados para fronteira com o Iraque. A mobilização de tropas deslocou soldados, carros blindados, jipes e veículos especiais para uma possível guerra.
Nesta quinta, o Parlamento deve aprovar uma permissão para que técnicos e soldados dos EUA modernizem as bases turcas a serem usadas em eventual ataque. Entretanto, Gul garante que as Forças Armadas turcas não entrarão em combate. A Turquia teme que um conflito desestabilize a região e que uma instabilidade econômica prejudique a
recuperação do
país.
– Ainda acreditamos que a paz pode ser respeitada – afirmou Gul.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.