| 05/02/2003 17h13min
No ministro de Relações Exteriores da Rússia, Igor Ivanov, disse na quarta-feira que as informações apresentadas ao Conselho de Segurança da ONU pelo secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, devem ser verificadas agora por inspetores da ONU no Iraque.
– A informação que nos foi dada hoje definitivamente vai requerer uma análise muito séria e completa – afirmou Ivanov ao Conselho, do qual fazem parte 15 nações.
Para ele, o ponto mais importante é que essa informação deve ser imediatamente entregue para apreciação da UNMOVIC (Comissão de Inspeção, Verificação e Monitoramento da ONU) e a IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica). Ivanov pediu que haja verificação direta no local para que os inspetores tenham resposta a questões levantadas pelo secretário de Estado.
Ivanov, em referência à resolução 1284 do Conselho da ONU adotada em dezembro de 1999, disse que havia uma agenda a ser divulgada no final de março, referente às tarefas-chave de desarmamento pendentes. Segundo ele, isso "deve tornar o monitoramento e inspeções internacionais ainda mais sistemáticos e efetivos". As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.