| hmin
O presidente iraquiano, Saddam Hussein, disse em uma rara entrevista transmitida nesta terça, dia 4, que seu país está cumprindo com a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovada no ano passado pedindo o desarmamento do Iraque. Para ele, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha estão procurando um pretexto para a guerra.
– Toda pessoa honesta sabe que assim que a resolução foi aprovada, os iraquianos têm cumprido suas obrigações sob a resolução – disse Saddam ao político de esquerda Tony Benn.
A entrevista, que acredita-se ser a primeira em 12 anos, foi gravada por Benn no último final de semana. A matéria foi exibida na rede de televisão britânica Channel Four nesta terça, véspera de uma apresentação do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, à Organização das Nações Unidas.
Espera-se que Powell apresente evidências que apóiem a visão de Washington de que o Iraque não está cumprindo a resolução 1441 da ONU. Aprovado em novembro passado, o texto previne contra "sérias consequências", caso o Iraque não coopere com os inspetores de armas. Os inspetores têm dito que o Iraque não está cooperando ativamente, mas Saddam afirmou que diferenças ocasionais não "significam que o Iraque está interessado em colocar obstáculos para eles, o que pode retardar os esforços para chegar à verdade".
– As superpotências podem criar um pretexto qualquer dia para reclamar que o Iraque não está executando as resoluções anteriores – disse ele.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.