clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/06/2008 19h10min

Ministro Reinhold Stephanes pede que bancos tenham agilidade na renegociação das dívidas rurais

Representantes do governo e das principais instituições financeiras do país se reuniram nesta quarta-feira, dia 11

Luciane Kohlmann, Brasília (DF)  |  reportagem@canalrural.com.br

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pediu agilidade aos bancos em relação ao início da renegociação das dívidas dos agricultores. A medida provisória com os termos da repactuação foi publicada no Diário Oficial no dia 28 do mês passado e as normas do Banco Central saíram um dia depois, mas até agora as instituições financeiras não colocaram em prática as novas regras. Por isso, o governo se reuniu nesta quarta-feira, dia 11, com representantes dos principais bancos do país para tentar encontrar uma solução para o problema.

– Todos entedem que a medida provisória é boa. Todos devem agilizar este processo e terão que ter agilidade para operacionalizar esta medida – disse Reinhold Stephanes.
 
Mas existe um grande entrave no processo de renegociação das dívidas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ainda não enviou as instruções aos bancos. Por isso, as instituições financeiras – públicas e privadas – ficam impossibilitadas de renegociar as operações de investimento.
 
– Sem essa circular do BNDES, os bancos não podem fazer a renegociação – explicou o assessor técnico da Febraban Ademiro Vian.
 
Ninguém da diretoria do BNDES participou da reunião, mas o governo recebeu a notícia de que o banco deve encaminhar as normas nos próximos dias, o que preocupa os deputados da Comissão de Agricultura da Câmara.
 
– Enquanto isso as cartinhas chegam ao interior do país cobrando os produtores rurais. Portanto, o recado que foi passado, principalmente aos bancos de fábrica, é que essas cobranças levem em consideração a realidade dos produtores – disse o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS).
 
Em relação aos custeios, a Febraban garantiu que os bancos já estão operando. Contudo, o ministro Stephanes informou que existe certa dificuldade e, que por isso, o governo já estuda prorrogar por mais alguns dias o início das operações.

CANAL RURAL
Elza Fiuza, Agência Brasil  / 

Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, senador Neuto de Conto e ministro Reinhold Stephanes durante a reunião
Foto:  Elza Fiuza, Agência Brasil


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

11/06/2008 16h29min
Governadores do Sul discutem renegociação da dívida rural
11/06/2008 07h14min
Governo e banqueiros reúnem-se para discutir aplicação da dívida rural
04/06/2008 18h26min
Faep defende ajustes na renegociação da dívida agrícola
02/06/2008 21h35min
Produtores seguem com dificuldade para entender renegociação das dívidas agrícolas
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.