| hmin
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concordou neste domingo em elevar a produção de petróleo para evitar uma provável alta de preços como conseqüência da greve na Venezuela e da possível guerra no Iraque.
A produção aumentaria em 1,5 milhão de barris por dia, atingindo a marca diária de 24,5 milhões de barris. Esse aumento da Opep vai em parte compensar o buraco estimado em 2 milhões de barris diários na oferta por causa da greve venezuelana.
O principal produtor do cartel, a Arábia Saudita, que detém a maior capacidade produtora de petróleo do mundo, declarou que já estava aumentando sua produção para compensar o déficit de dois milhões de barris por dia no mercado mundial. A intenção é evitar a elevação dos preços do petróleo a patamares que possam prejudicar o crescimento econômico mundial. Recentemente, o preço ultrapassou US$ 33 por barril pela primeira vez em dois anos. Na sexta-feira, o barril foi negociado a US$ 31,58.
Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Nigéria e Argélia estão entre os países que têm capacidade para aumentar sua produção.
As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.