| 09/01/2003 11h09min
A produção industrial brasileira cresceu pelo sexto mês consecutivo em novembro, reforçando os sinais de moderada recuperação da atividade econômica em 2002, mesmo com as elevadas taxas de juros.
A produção da indústria registrou expansão de 0,5% em novembro em relação a outubro e de 4,6% na comparação com o mesmo mês de 2001, segundo dados divulgados nesta quinta, dia 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado do ano, a indústria teve crescimento de 2,1%. Nos 12 meses encerrados em novembro a expansão foi de 1,4%.
Segundo o IBGE, embora os segmentos de petróleo e derivados, agroindústria e setores tipicamente exportadores tenham continuado a impulsionar o desempenho global da indústria, há sinais de recuperação em setores que dependem mais da demanda interna.
Um exemplo é que o setor de bens de consumo duráveis, como automóveis e eletrodomésticos, cresceu 0,6% em novembro frente a outubro. Na comparação com novembro de 2001, esse segmento apresentou expansão de 8,6% – mas vale ressaltar que a base de comparação é fraca por causa do racionamento de energia que vigorava no país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.