| 01/05/2008 16h20min
Por volta dos 60 anos, uma pessoa saudável já perdeu de 10% a 20% de massa muscular. Aos 70 anos, este índice chega a 40%. Apesar disso, mulheres a partir de 50 anos, em plena forma e com corpo definido, mostram que é possível derrubar esses números. Mas para isso é preciso queimar calorias - sem exageros - em programas de treinamento físico e fazer dieta balanceada, sem passar fome.
Atriz e roteirista, Ana Jansen, de 50 anos, praticou balé por mais de 40 anos e isso ajudou a esculpir seu corpo. Mas só conseguiu manter a boa forma porque depois que pendurou as sapatilhas passou a se exercitar diariamente. Trocou a sala de dança pelo treinamento em uma academia no Rio de Janeiro, onde vive, e lá queima calorias na esteira e no "transport" (exercício que simula subir escadas), além musculação três vezes na semana. Para não ter que brigar com a balança, ela come de tudo um pouco, mas principalmente legumes e verduras. E nunca mistura dois tipos de carboidratos. Como não liga para doces,
sofre menos.
Célia Gazzaneo, também de 50 anos, é ainda mais exigente no seu treinamento. Faça chuva, faça sol, sai para se exercitar. Nada, pedala muito nas bicicletas de "spinning", corre e não perde aulas de ginástica localizada e alongamento. Mesmo depois da gravidez de Rodrigo, de 32, e Clarissa, de 30, não se descuidou:
– Trabalho com crianças, cuido da casa e da família, e só não encontro desculpa para ficar parada. Não fumo e não bebo. Isso com certeza ajuda a me manter em forma.
Se você se sente acima do peso, que tal começar pela alimentação? Confira as dietas sugeridas pela nutricionista Rosana Ferreira e dê o primeiro passo para uma alimentação regrada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.