clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/04/2008 13h08min

Expedição Jacuí: ZH percorre o rio que abastece a maior parte do Estado

Série de reportagens fará um retrato de aspectos humanos e ambientais do rio

Ao longo de mais de 15 dias, Zero Hora fará uma aventura de barco pelo Rio Jacuí. Armados de barraca, lonas, panelas, fogareiros, um computador portátil e câmeras, o repórter Humberto Trezzi e o fotógrafo Emílio Pedroso vão descobrir aspectos humanos, paisagísticos e econômicos dos 860 quilômetros do segundo maior curso d'água do Rio Grande do Sul.

Clique para acompanhar a expedição:



A Expedição Jacuí, cujas reportagens serão publicadas a partir deste domingo, vai passar por 22 municípios, enfrentando locais de difíceis navegação e temperaturas que variam de 0°C a 10°C durante o inverno. A equipe partirá da divisa entre os municípios de Passo Fundo com Mato Castelhano, e terminará a jornada em Porto Alegre.

O barco de pesca marajó será conduzido pelo navegador e ambientalista Ilgo Kopling. Além dele, o advogado Clóvis Braga, o industriário Abel de Oliveira e o comerciante Arnaldo Facchinello, — todos com experiência em navegação pela região do Baixo Jacuí — acompanharão, em forma de revezamento, o percurso do rio.

O repórter Humberto Trezzi já navegou anteriormente no Rio Jacuí, mas nunca acampou às suas margens. Ele sabe que encontrará paisagens ainda verdes, de matas fechadas, assim como cidades que tiveram papel histórico importante na colonização do Rio Grande do Sul, como Rio Pardo e Santo Amaro. A expedição pretende, também, denunciar práticas de agressão ao ambiente, como pesca irregular e dragagem em áreas proibidas, que serão retratadas nas páginas do jornal e de zerohora.com. Apesar de alguns pontos do trajeto não terem sinal de telefonia, a publicação de textos, vídeos e fotos será diária.

Para cortar o Rio Grande do Sul, de norte a sul, repórter e fotógrafo contarão com o auxílio de mais quatro pessoas, encarregadas de apoiar na preparação das refeições e dos locais onde a expedição fará seu descanso à noite.

Conheça os integrantes da expedição:

Emílio Pedroso, 49 anos: é fotógrafo desde 1980. Já participou de diversos acampamentos pelo rio Uruguai e costuma atuar com temas rurais. Realizou uma navegação de quatro dias pelo Baixo Jacuí no ano passado.

Humberto Trezzi, 45 anos: é jornalista desde 1984. Especializado em cobertura criminal, já atuou em diversas reportagens de meio-ambiente, um de seus temas prediletos. Realizou também expedição pelo Baixo Jacuí no ano passado.

Ilgo Kopling, 66 anos: navega há 55 anos, há cerca de 45 anos como profissional. É bastante preocupado com questões ambientais. "O Jacuí fornece água para toda a Grande Porto Alegre, é imperativo que a gente verifique suas condições", define.

Clóvis Braga, 52 anos : advogado, navega há cerca de 40 anos, como hobby. É também ambientalista. "Meu desejo nessa viagem é conhecer as cabeceiras do rio e também sua parte mais selvagem, ao norte".

Arnaldo Facchinello, 49 anos: comerciário, navega há 15 anos. "Meu negócio é água limpa, para beber ou para navegar. É por isso que vamos fazer essa expedição".

Adão Carlos de Oliveira, 63 anos: industriário aposentado, navegador há 23 anos. "O rio Jacuí é tudo para mim. Resumi bem?".


Em vídeo, conheça os preparativos para a expedição:



ZEROHORA.COM
Arte ZH / 

Humberto Trezzi e Emílio Pedroso percorrerão os 860 quilômetros do rio
Foto:  Arte ZH


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.