| 12/12/2002 13h53min
Os inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) vasculharam nesta quinta, dia 12, no Iraque ao menos seis locais, entre os quais uma instalação que teria participado da produção de mísseis Scud modificados. Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) dirigiram-se para a Al Nidaa Pubic Company, em Zafaraniyah (bairro do sudoeste de Bagdá, capital).
A indústria, dirigida pela Comissão Militar de Industrialização, produz moldes de metal e ferramentas. Segundo Khalil Al Nuami, diretor da empresa, não eram produzidas armas ali. Um relatório final da Unscom, comissão de inspetores da ONU presente no Iraque até 1998, afirma que no local eram produzidos mísseis Al Hussein, adaptações dos mísseis soviéticos Scud.
Equipes da IAEA e da Comissão das Nações Unidas de Monitoramento, Verificação e Inspeção (Unmovic) espalharam-se por outros cinco locais do país, disseram autoridades iraquianas. A Al Nidaa, construída em 1990, foi bombardeada em 1993 e em 1998. Os inspetores viram nesta quinta equipamentos com selos da missão de inspeção anterior, alguns dos quais foram danificados nos ataques aéreos. Os jornalistas puderam andar pela empresa, onde cerca de 1,2 mil funcionários trabalham em oito grandes pavilhões. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.