| 04/12/2002 11h34min
Uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) visitou nesta quarta, dia 4, uma usina nuclear ao sul de Bagdá, enquanto os Estados Unidos pediam que os inspetores sejam mais incisivos na sua caça a armas de destruição em massa no país. Abrindo a segunda semana de inspeções, uma parte dos inspetores se dirigiu à usina Al Tuweithi, a poucos quilômetros da capital, enquanto outra parte foi para um local não-revelado no noroeste da cidade.
Em Washington, uma fonte do governo disse que os Estados Unidos pediram ao inspetor-chefe Hans Blix que seja menos metódico e mais agressivo na busca por armas, pois isso iria dificultar eventuais tentativas de ocultar provas. O chefe dos inspetores não comentou a notícia.
Durante visita à Turquia, o subsecretário de Defesa Paul Wolfowitz disse que os norte-americanos estão dispostos a investir centenas de milhões de dólares para usar bases aéreas turcas. A Turquia, aliada dos EUA na Otan, chegou a acenar nessa terça, dia 3,com a concessão das bases, mas depois disse que ainda não tomou uma decisão a respeito. O país faz fronteira com o Iraque.
Até agora, porém, o Iraque vem colaborando com a inspeção determinada pela ONU. O governo prometeu entregar até sábado – um dia antes do prazo – um relatório completo sobre seus programas bélicos proibidos. Hussam Mohammed Amin, diretor da agência iraquiana que acompanha a inspeção, disse que o relatório "terá novos elementos, mas eles não necessariamente incluem a declaração da presença de armas de destruição em massa''. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.