| 02/12/2002 09h27min
Os inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) visitaram nesta segunda, dia 2, uma indústria bélica e uma destilaria a nordeste de Bagdá, no quinto dia da missão que busca armas de destruição em massa no Iraque. Sem sofrer obstrução, um grupo de inspetores foi à fábrica Karamah (Dignidade) em Wazireyah, um bairro industrial da capital. Os inspetores proibiram a entrada e saída de pessoas da fábrica.
Outro grupo esteve em uma indústria de bebidas e em prédios vizinhos, abandonados, a 30 quilômetros da capital. Não se sabe por que o local foi escolhido. Um engenheiro iraquiano barrado na fábrica Karamah disse que o local não tem linha de produção, apenas trabalho de planejamento industrial. A fábrica é protegida por uma cerca alta e tem na frente um cartaz com a foto do presidente Saddam Hussein e a frase: "A água continua livre.''
Os inspetores dizem que ainda não encontraram sinais de armas de destruição em massa no Iraque, mas lembram que ainda estão nos primeiros dias de sua missão, que pode durar mais de um ano. Os iraquianos, que vêm colaborando com a missão da ONU, dizem que não tem qualquer tipo de arma proibida, e que os Estados Unidos estão buscando na inspeção um pretexto para iniciar uma guerra. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.