| 19/11/2002 08h55min
Um dia depois de uma rádio estatal alardear que a Coréia do Norte possuía armas nucleares, o país retratou-se nesta segunda, dia 18, adotando a costumeira posição indefinida sobre o polêmico tema, informou uma agência de notícias sul-coreana Yonhap. No domingo, a Rádio de Pyongyang afirmou que o país havia desenvolvido "armas nucleares devido às ameaças nucleares dos imperialistas dos EUA".
A notícia seria a primeira confirmação oficial de que a Coréia do Norte dispunha de armas atômicas. Mas, na noite desta segunda, outra emissora de rádio estatal, a Central, divulgou uma versão sutilmente alterada da notícia inicial. De acordo com a última versão da notícia, o governo norte-coreano afirma que "tem o direito" de possuir armas nucleares.
A Yonhap já havia dado pouca importância ao anúncio inicial, adiantando que poderia ter se tratado de um erro do apresentador da emissora. Nenhum outro veículo de comunicação do Norte, incluindo seu serviço em língua inglesa, a Agência Central de Notícias Coreana, havia divulgado a informação.
A Coréia do Norte admitiu em outubro a um enviado dos EUA que tinha um programa de enriquecimento de urânio. Washington considera que o programa viola um pacto de 1994, pelo qual a Coréia do Norte concordou em congelar suas instalações de plutônio suspeitas de serem usadas para desenvolver armas nucleares em troca de dois reatores de água leve e 500 mil toneladas anuais de petróleo até que os reatores fossem construídos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.