| hmin
Em sua edição na Internet, a rede de televisão americana CNN voltou a colocar nesta quinta, dia 7, a Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) no mapa do terrorismo internacional. Matéria de Zero Hora publicada em 3 de novembro já trazia o alerta.
Citando fontes da inteligência, a CNN afirmou que recentemente, integrantes de células terroristas diferenciadas se encontraram na fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai. A intenção, segundo eles, seria planejar ataques contra os Estados Unidos e alvos israelenses na América. As reuniões teriam ocorrido em Ciudad del Este, no Paraguai. Entre os grupos presentes estariam o Hezzbollah, milícia xiita libanesa que luta contra Israel, e simpatizantes da rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden.
Há duas semanas, autoridades argentinas lançaram um alerta no país, antecipando a possibilidade de um atentado. O país teme que se repitam cenas como as ocorridas em 1992, quando uma explosão destruiu a embaixada de Israel em Buenos Aires, matando 107 pessoas, ou em 1994, contra a Amia.
Outras indicações sobre a movimentação terrorista na Tríplice Fronteira teriam vindo de fontes da inteligência no Oriente Médio, segundo a rede CNN. Eles teriam dito que um novo plano contra os EUA e Israel estaria sendo coordenado por um homem identificado como Imad Mugniyev. As fontes disseram que Mugniyev – trabalhando de suas bases no Irã e nas áreas controladas no Líbano pelo Hezbollah – é quem dirige a atividade de terroristas na América do Sul.
Um eventual ataque seria lançado caso os Estados Unidos ataquem o Iraque. Mugniyev é suspeito de várias ações terroristas, entre elas a explosão da embaixada de Israel na Argentina em 1992.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.