| 26/10/2002 01h22min
Tropas russas invadiram na manhã deste sábado, dia 26, (horário local), o teatro onde rebeldes chechenos mantinham centenas de reféns desde a noite de quarta, dia 23. Há informações sobre mortos e feridos na ação, mas o números ainda é incerto.
Em uma rápida ofensiva, iniciada por volta das 7h da manhã (meia-noite em Brasília), dezenas de soldados russos que cercavam o teatro de Moscou entraram no local. Reféns foram vistos em fuga do local. O chefe do comando armado, Movsar Barayev, foi morto aparentemente em confronto com os soldados, junto com vários outros seqüestradores. Vários rebeldes foram retirados com as mãos amarradas. Caminhões foram vistos saindo do local, provavelmente repleto de reféns.
Na última quarta, cerca de 50 homens e mulheres armados, que diziam ser "kamikazes" da 29ª divisão do Exército checheno, tomaram de assalto um famoso teatro da capital russa durante a apresentação de uma peça e fizeram o público, cerca de 700 pessoas, de refém. Com explosivos atados aos corpos, os seqüestradores minaram o local e ameaçavam detonar os explosivos se as tropas russas tentassem invadir o prédio. O grupo exigia a retirada das tropas russas da Chechênia como condição para libertar os reféns. Desde início do seqüestro, poucos reféns foram libertados.
Nesta sexta, os rebeldes deram um ultimato ao Kremlim, exigindo que o governo russo anunciasse o fim da intervenção militar na Chechênia até as 6h deste sábado (23h hora de Brasília), caso contrário começariam a matar os reféns, 10 deles a cada hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.