| 07/10/2002 10h50min
Com o Congresso norte-americano à beira de autorizar uma guerra contra o Iraque, o presidente do país, George W. Bush, visita o norte dos Estados Unidos na segunda-feira, dia 7, em uma tentativa de reforçar o apoio da opinião pública a uma ação militar no Oriente Médio. Em seu discurso, a ser realizado em Cincinnati (Ohio), Bush retomará suas acusações contra o presidente iraquiano, Saddam Hussein.
Segundo assessores, o pronunciamento tem o objetivo de esclarecer e de explicar a urgência do caso, mas o presidente não deve divulgar novos dados sobre o programa de armas do Iraque. Apesar de o discurso ser dirigido ao público norte-americano, uma audiência secundária será alvo dele, o restante da comunidade mundial. O dirigente busca dar mostras da determinação dos EUA e superar as dúvidas dentro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito de uma autorização para uma investida contra o Iraque.
– Falarei com a nação a respeito de minha posição no debate – disse Bush no sábado. – O uso da força não é minha primeira escolha. É minha última. Mas minha primeira opção, por outro lado, não é permitir que o pior líder mundial faça chantagens e prejudique os EUA com as piores armas do mundo.
As autoridades norte-americanas sugeriram recentemente que os próprios iraquianos tirem Saddam do poder a fim de evitarem uma devastadora invasão. Bush advertirá as autoridades iraquianas sobre a possibilidade de serem julgadas caso sigam as ordens do presidente do país, afirmou o jornal The Washington Post na segunda-feira. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.