| 29/01/2007 14h27min
Foram encerrados no domingo os jogos do Circuito Santa Catarina de Verão com as finais da etapa Master, nas quadras de saibro do Lagoa Iate Clube, em Florianópolis. Além dos campeões da etapa, também foram definidos os primeiros colocados no ranking do circuito, entre eles seis catarinenses, que somaram mais pontos no ranking nacional.
Aparentando cansaço, Thales Turini quase desacreditou a torcida a seu favor no Lagoa Iate Clube durante a final dos 18 anos. Jogando em casa, em um dia de sol e muito calor, o florianopolitano enfrentou William Franco, do Instituto Tênis, em uma partida de quase três horas de duração.
Franco venceu o primeiro set no tiebreak, em quase uma hora e meia. Thales conseguiu uma quebra de saque no segundo set que o motivou a fechar em 6/3, e seguir consistente para o terceiro, quando venceu por 6/4. O cansaço era na verdade tranqüilidade, que garantiu golpes certos e muita troca de bola durante o jogo, mostrando que o foco do tenista está na regularidade necessária para enfrentar a carreira como profissional.
Depois de vencer 17 das 18 partidas disputadas, ter conquistado o troféu de campeão das três etapas, válidas como Grupo 3 do ranking nacional, e vencer o Master, competição que pontua como Grupo 2, Thales tem grandes chances de assumir a ponta do ranking brasileiro da categoria 18 anos, que será divulgado pela Confederação Brasileira de Tênis na próxima sexta, considerando a pontuação dos torneios realizados em todo o país durante janeiro.
Para Thales, é um importante passo logo no início do ano em que se despede do tênis juvenil e parte para a profissionalização, tendo como meta finalizar 2007 entre os Top 5 do país nos 18 anos. Além disso, é presença confirmada no qualifying (classificatório) do Cyclus Open de Tênis, torneio da série Challenger com premiação total de US$35 mil, que ocorre em Florianópolis a partir de dia 3 de fevereiro.
Entre as demais categorias, em uma final dominada pelo Itamirim Clube de Campo, nos 18 anos feminino, a experiente Ana Luiza Ferreira derrotou a colega de treinos Rafaela Wenzel, parciais de 6/0 e 6/1, e levantou o título de campeã do Master e do Circuito. Os tenistas infanto-juvenis retornam nesta terça para Itajaí, onde ocorre a primeira etapa do Circuito Brasileiro Unimed de Tênis Infanto-Juvenil, competição que reúne 178 atletas de 11 Estados do país.
Nos 16 anos masculino, outro tenista catarinense foi o melhor no circuito. Além de vencer a segunda etapa, e ser vice na primeira e na terceira, André Baran, de Brusque, foi campeão do Master e disparou no ranking. O tenista, treinado no Instituto Larri Passos, venceu o paulista Bruno Semenzato, com parciais de 6/2 e 6/1.
Na categoria feminina, não houve repetição da final vista nas três primeiras etapas. O confronto que antes se repetia entre Milena Poffo e Gabriela Eufrásio, ambas de Joinville, dessa vez ocorreu entre Gabriela e Luana Flessak, do Itamirim Clube de Campo. Luana venceu a joinvillense por duplo 6/1, mas a vitória no Master não foi suficiente pra tirar o troféu de campeã do circuito de Milena Poffo.
Já nos 14 anos houve a confirmação do favoritismo de Mário Littieri, tenista do Paraná que se destacou na categoria desde a primeira etapa. Ele venceu o Master e somou 93 pontos a mais que o segundo colocado, Pedro Sakamoto, de São Paulo.
Entre as meninas, Mariah Plauth, de Itajaí, campeã da terceira etapa e vice nas duas primeiras, também garantiu a vitória e a primeira colocação na categoria, vencendo a também catarinense Alessandra da Silva, parciais de 6/7 (4), 6/2 e 6/1, na final.
Nos 12 anos masculino, o campeão da etapa, Matheus Chain, foi também quem assumiu a ponta do ranking e levantou o troféu de campeão do circuito. Matheus, de Florianópolis, venceu o tenista do Itamirim Clube de Campo, Luiz Guerra, que até então seguia na liderança do circuito, em um jogo disputado ponto a ponto e encerrado em 7/5 e 6/4.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.