clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 09/09/2002 21h41min

Ibope divulga nova pesquisa à corrida presidencial

Lula aumentou liderança, e Serra aparece isolado em segundo lugar

O Ibope divulgou na noite desta segunda-feira, 9 de setembro, nova pesquisa semanal de intenção de voto para presidente da República, encomendada pela Rede Globo. Pelo levantamento, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula do Silva, continua na liderança. O governista José Serra (PSDB-PMDB) aparece em segundo lugar isolado, enquanto Ciro Gomes (PPS) figura em terceiro empatado tecnicamente com o quarto colocado, Anthony Garotinho (PSB).

A pesquisa mostra um crescimento na liderança de Lula, que antes tinha de 35% das intenções de voto e agora tem 39%. Serra subiu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento do Ibope, de 17% o tucano passou para 19% e está isolado no segundo lugar.

Assim como na pesquisa CNT/Sensus, divulgada na manhã desta segunda, o Ibope também apontou uma queda significativa de Ciro Gomes. O candidato da Frente Trabalhista caiu de 17% para 15% e agora aparece em empate técnico com Garotinho, que oscilou de 11% para 12%.

O candidato José Maria de Almeida, do PSTU, manteve 1%, como na pesquisa anterior. A margem de erro da pesquisa, divulgada pelo Jornal Nacional, é de 1,8%, para mais ou para menos.

Nas simulações de segundo turno, Lula melhorou seu desempenho e bateria os adversários com mais folga. Contra Serra, a vitória seria de 52% a 38%. O petista derrotaria Ciro por 53% a 36% e bateria Garotinho por 55% a 33%.

Votos brancos e nulos representam 4% e não souberam ou não quiseram opinar 10%. O Ibope entrevistou 3 mil eleitores em todo o país entre sexta-feira da semana passada e esta segunda-feira.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.