| 01/08/2002 22h12min
O Iraque convidou na quinta-feira o chefe dos inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) para uma reunião técnica em Bagdá, em um possível primeiro passo para o reinício das inspeções de armas, segundo uma carta enviada para o secretário-geral Kofi Annan.
A carta, enviada pelo Ministro das Relações Exteriores do Iraque, Naji Sabri, e obtida pela Reuters, diz que o chefe dos inspetores da ONU, Hans Blix, e sua equipe são bem-vindos para discutir questões importantes sobre desarmamento e para ''estabelecer uma base sólida para o próximo estágio de monitoramento e inspeção das atividades''.
O convite foi feito em meio à intensa discussão pelo governo dos EUA sobre os prós e os contras de um ataque ao Iraque - que o presidente George Bush acusa de integrar um "eixo do mal", ao lado de Irã e Coréia do Norte.
Os inspetores da ONU deixaram o Iraque em dezembro de 1998, pouco antes de uma campanha militar dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha para punir Bagdá por não cooperar com as inspeções. O trabalho de inspeção das armas iraquianas é chave para a suspensão das sanções da ONU, impostas quando o país invadiu o Kuweit em agosto de 1990.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.