| 22/05/2002 11h34min
Um pacote abandonado encontrado na ponte do Brooklyn, em Nova York, interditou nesta quarta-feira, dia 22, o local por uma hora. Havia a suspeita de que o embrulho fosse uma bomba. O jornal italiano Corriere della Sera afirmou que tudo não passou de um alarme falso, já que o pacote estava vazio. A segurança já havia sido reforçada nessa terça, dia 21, na ponte do Brooklyn e nas proximidades da Estátua da Liberdade.
Ontem, o FBI (polícia federal dos Estados Unidos) fez um alerta a autoridades de Nova York afirmando que a cidade pode ser alvo de novos ataques terroristas, de acordo com a rede de televisão americana CNN. A informação teria sido dada por membros da Al-Qaeda e do Talibã detidos na base americana de Guantánamo, em Cuba, e não foi confirmada por fontes independentes.
Desde os atentados de 11 de setembro, o governo americano tem mantido o país em estado de atenção. O alerta do FBI ocorreu poucas horas antes de um debate entre membros do Capitólio e Ken Williams, agente do FBI no Estado do Arizona e autor do chamado memorando Phoenix, que alertou, em julho de 2001, que membros da rede Al-Qaeda estavam cursando escolas de pilotagem nos EUA. A Comissão do Senado programou-se para ouvir Williams e também o diretor do FBI, Robert Mueller, a portas fechadas.
O Congresso quer descobrir por que Mueller e o secretário de Justiça, John Ashcroft, só foram avisados sobre o memorando dias após os atentados de 11 de setembro. O presidente americano, George W. Bush, só tomou conhecimento do memorando recentemente. A demora é atribuída ao fato de que o documento era apenas uma peça em uma investigação bem mais abrangente.
O memorando Phoenix questionou se as ameaças anteriores aos atentados de 11 de setembro foram tratadas de forma adequada pelas autoridades federais. Williams encaminhou o memorando a duas forças-tarefas contra o terrorismo, na sede do FBI, e também ao escritório da organização em Nova York. O secretário de Defesa americano, Donald H. Rumsfeld, também alertou ontem que é inevitável que grupos terroristas obtenham armas de destruição em massa, o que fez crescer a preocupação com novos ataques.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.