| 16/03/2006 07h55min
Os seis primeiros casos do vírus H5N1 da gripe aviária foram confirmados no Afeganistão. O governo afegão e a Missão de Assistência da ONU no Afeganistão (Unama) fizeram um em comunicado conjunto.
Os seis casos foram detectados em testes em aves do distrito de Dasht-e-Barchi, em Cabul, a cidade de Jalalabad (leste do Afeganistão) e o distrito de Khogiani, na província de Nargarhar (leste do país).
Os testes tinham sido enviados aos centros de pesquisa da Organização de Agricultura e Alimentação da ONU (FAO) em Pádua (Itália), onde os resultados de outros seis testes foram negativos.
Até agora, segundo afirma o comunicado, o vírus foi encontrado apenas na população aviária.
Apesar disso, a ONU e o governo afegão anunciaram várias medidas de prevenção para conter a propagação do vírus.
Como resposta imediata diante da confirmação dos primeiros casos da doença, serão sacrificadas as aves na zona afetada, enquanto os mercados de produtos de granja estarão fechados até que sejam desinfectados.
Por outro lado, o governo e a Unama estudam outorgar compensações para os agricultores que se virem afetados pela medida. Campanhas para informar a população das medidas que poderiam adotar para evitar a doença serão lançadas.
O governo afegão criou também um novo comitê nacional, apoiado pela FAO, a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Unama, entre outras, para coordenar as medidas contra essa doença.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.