clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Pesquisa eleitoral influencia bancos americanos

Os bancos de investimentos americanos Morgan Stanley e Merrill Lynch divulgaram nessa segunda, dia 29, relatórios aconselhando a redução de títulos brasileiros em carteira por causa do crescimento do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, nas pesquisas. Foi a primeira vez que os bancos de investimentos fizeram avaliações baseadas no cenário eleitoral, o que provocou a imediata reação do ministro da Fazenda, Pedro Malan. Ele condenou energicamente a decisão do Morgan Stanley, disse que é equivocada a idéia de avaliar a economia de acordo com as pesquisas eleitorais e que a única pesquisa que vale é a de outubro, dos votos nas urnas.

No documento do Merrill Lynch, a nota caiu de “acima da média do mercado” (overweight) para “média de mercado” ( marketweight). O Morgan Stanley rebaixou a classificação citando a ascensão de Lula nas pesquisas entre os fatores apresentados para justificar a decisão. Lula criticou as instituições financeiras americanas afirmando que o programa do PT “está compromissado com o povo brasileiro”.

– O Brasil é um país grande. Tem capacidade extraordinária de crescimento e é uma das maiores economias mundiais. Essa instituição, que não conheço, deveria ter mais respeito pelo país. A impressão que tenho é que eles têm eleitores de algum candidato que não o PT – disse.

Os dois principais formuladores da política econômica do PT, o economista Guido Mantega e o deputado federal Aloizio Mercadante, reagiram aos bancos de investimento apontando “equívocos” passados e “manipulação política e especulativa” em seus informes a respeito do Brasil.

– Esses bancos de investimentos têm se equivocado com freqüência e orientado mal seus clientes. Antes da crise argentina, o risco daquele país, na avaliação deles, era menor que o do Brasil – disse Mantega.

O candidato tucano à sucessão de Fernando Henrique, José Serra, afirmou que os bancos americanos estão contaminada pelo “pesquisismo”.

– Já cometeram esse erro e deveriam ter aprendido que campanha no Brasil só começa após a Copa do Mundo – declarou Serra.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.