| hmin
Dez refugiados afegãos desembarcaram na manhã desta sexta-feira, dia 12, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A chegada do grupo, composto por duas famílias cada uma com três crianças, que viviam no Irã, vão seguir para Porto Alegre. Eles fazem parte de um programa de reassentamento do Conselho Nacional de Refugiados (Conare), em parceria com o Alto Comissariado das Naçoes Unidas para Refugiados (Acnur).
Os afegãos desembarcam nesta sexta-feira, às 11h20min, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha. Em Porto Alegre, os refugiados serão recebidos pelo ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, e por organizações civis. De acordo com a coordenadora nacional do Conselho Nacional para Refugiados (Conare), Nara Moreira da Silva, Porto Alegre será o primeiro local de assentamento de refugiados no país.
O local onde os dez afegãos vão residir não será revelado. Sabe-se que a acomodação está sob a responsabilidade da Central de Orientação e Encaminhamento (Cenoe), uma ONG especializada em assistência jurídica a comunidades carentes. Durante dez dias, os refugiados ficarão hospedados em um hotel. Posteriormente, serão transferidas para residências. O Acnur irá manter financeiramente as duas famílias por um período de seis meses a um ano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.