| hmin
A cidade de Vargeão, no oeste de Santa Catarina, é a primeira a decretar estado de calamidade pública por estiagem. Outros 103 municípios estão em situação de emergência, também devido à seca. O prefeito de Vargeão, Anelsi César Danieli, tomou a decisão porque as perdas nas lavouras de soja chegam a 30% e nas plantações de milho, a 50%. Além disso, a população sofre com a queda na produção de leite e escassez de água, principalmente na área rural. As fontes de captação da Companhia de Águas e Saneamento (Casan) normalmente são de 300 mil litros por dia e agora estão em 50 mil ou 60 mil no município, que não conseguiu baixar para menos de 100 mil litros de água o consumo diário.
O prefeito pretende receber mais ajuda da Casan e da Defesa Civil. Ele disse que já solicitou novos poços e não foi atendido. O capitão Edupércio Prates, da Defesa Civil, informou que 43 municípios estão sendo contemplados com poços. Outro projeto para atender os municípios atingidos pela estiagem deste ano foi encaminhado ao governo federal, para liberação de recursos. Prates afirmou que a idéia é atender todos os municípios que estão em situação de emergência. Segundo ele, a homologação do estado de calamidade de Vargeão só será definida após vistoria.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.