| 07/01/2006 12h36min
O laboratório de referência da União Européia (UE), no Reino Unido, confirmou hoje que o vírus da gripe aviária detectado em fazendas do leste da Turquia é o H5N1, variante altamente nociva. Na mesma região, três casos de infecção pelo H5N1 acabaram com a morte dos doentes, anunciou o laboratório de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A CE explicou, em comunicado, que os laboratórios da UE e da OMS, assim como a equipe de especialistas que irá para a região afetada, estão fazendo exames para esclarecer a situação epidemiológica em torno dos casos.
A nota lembra que a UE mantém um embargo completo sobre qualquer exportação de aves vivas ou de produtos agrícolas procedentes da Turquia desde o início de outubro, quando foi detectada a presença deste vírus em criações avícolas do país.
De acordo com médicos turcos, cerca de 40 pessoas chegaram aos hospitais do leste de país com sintomas de infecção pelo vírus H5N1.
Vinte e três foram internadas e recebem tratamento com Tamiflu.
O ministério da Saúde turco confirmou ontem que três casos examinados por possível contágio do H5N1 tinham dado positivo. Hoje, fontes médicas confirmaram mais um caso.
Três irmãos adolescentes moradores de Van, no extremo oriente da Turquia, estavam contaminados e morreram.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.