clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/01/2006 12h27min

UE investiga se mortos na Turquia por gripe aviária tinham H5N1

Duas das quatro pessoas infectadas pela influenza no país já morreram

A União Européia investiga se o foco de gripe aviária em humanos detectado na Turquia, que já provocou duas mortes, deve-se ao vírus H5N1, um dos mais nocivos da doença, e enviou uma delegação à área atingida para avaliar a situação.

O porta-voz de Agricultura do Executivo do bloco, Michael Mann, explicou que, de acordo com a informação fornecida pelas autoridades turcas, quatro pessoas foram infectadas no país pela doença, incluindo os dois irmãos adolescentes que morreram, um no domingo e outro ontem.

Mann alertou que pode haver outros casos, pois as notícias ainda são muito confusas. Ele lembrou que, há poucos dias, confirmou-se um foco da doença em animais na zona leste da Turquia, perto da fronteira com a Armênia e o Irã.

Os dois mortos vinham da cidade de Dogubeyazit. Aparentemente viviam em uma fazenda com aves e teriam comido um frango que morreu com sintomas de gripe aviária.

Fontes da Comissão insistiram que, por enquanto, a única via de transmissão conhecida da gripe aviária é o contato com animais infectados. Em nenhum caso foi identificada a infecção pela ingestão de carne portadora da doença.

O porta-voz disse que chegará à Turquia hoje uma comissão, composta por um veterinário da UE, epidemiologistas do Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças e especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar a situação no local.


As autoridades turcas já enviaram ao laboratório de referência da UE para a gripe aviária, no Reino Unido, amostras dos animais mortos para serem analisadas. Nos próximos dias, será possível saber qual variante do vírus H5 os contaminou.

Outro laboratório da OMS, também no Reino Unido, recebeu material colhido das pessoas infectadas para confirmar se contraíram o mesmo vírus que os animais.

O porta-voz da Comissão ressaltou que continua vigente a proibição de importar para a UE aves vivas, ovos, plumas ou carnes procedentes da Turquia e afirmou que há total garantia para os consumidores de que toda a carne de ave que chega à Europa é segura.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.