| 06/12/2005 11h37min
O governo deve confirmar, nas próximas horas, por meio do Ministério da Agricultura, a ocorrência de focos de febre aftosa no Paraná. A informação é da edição desta terça do jornal Valor Econômico. De acordo com o diário, uma fonte do Ministério chegou a confirmar os casos da doença, mas não houve divulgação oficial.
A suspeita de ocorrência da doença no Estado existe desde 21 outubro, quando animais de quatro cidades (Maringá, Grandes Rios, Loanda e Amaporã) apresentaram sintomas. Mas testes sorológicos feitos pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Belém (PA), tiveram resultado negativo para aftosa.
Em novembro, o Ministério suspeitava de fraude na coleta de amostras do sangue dos animais e desconfiava que o Paraná teria enviado para testes sangue de bezerros sem idade para ser vacinados. O governo paranaense negou. Mas nesta segunda, funcionários da Secretaria da Agricultura do Paraná informaram que o secretário Orlando Pessuti foi chamado a Brasília para discutir questões sanitárias.
– Estamos na expectativa de que o que foi negociado com o ministro Rodrigues seja cumprido, de trabalhar a flexibilização das barreiras com outros estados – afirmou um diretor.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.