| hmin
Depois de uma pausa, a guerra parece ter voltado com força ao Afeganistão. Aviões americanos B-52 voltaram a bombardear neste domingo, dia 3, as montanhas de Manar, ao sudeste de Gardez, capital da província de Paktia, onde milhares de militantes da Al-Qaeda – a rede terrorista de Osama bin Laden – e da derrocada milícia Talibã teriam se reagrupado e continuam resistindo. Os B-52 lançaram inclusive as recém-criadas "bombas termobáricas'', que têm quase mil quilos e criam uma diferença de pressão que ``expulsa'' o ar das cavernas e sufoca quem estiver nela.
Fontes oficiais em Washington admitiram que pelo menos um soldado americano e três combatentes afegãos dos EUA morreram nos combates por terra no sábado, dia 2. Também há feridos. Os primeiros bombardeios ocorreram na sexta-feira à noite, dia 1º. Os aproximadamente 1,5 mil americanos e aliados afegãos que participaram da ofensiva por terra fracassaram em desalojar os rebeldes na sexta-feira e no sábado e tiveram de recuar.
Soldados afegãos disseram que alguns dos 60 americanos que participaram dos combates tiveram de abandonar seus veículos para tentar escapar. Helicópteros desafiaram o intenso fogo para tentar resgatar os americanos, a 2,5 mil metros de altitude. Acredita-se que haja até 5 mil homens do Talibã e da Al -Qaeda nas cavernas. Os soldados do governo afegão contaram que os rebeldes costumam comprar mil sacas de comida por semana nos mercados locais, o que indica o tamanho do grupo. Vários deles estão escondidos com suas famílias.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.