| 29/11/2005 11h18min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta de 0,04% nesta terça, com o Índice Bovespa em 31.370 pontos. A bolsa paulista vem de uma sessão de forte realização de lucros (caiu 1,76% na segunda-feira) e busca uma recuperação nesta sessão. Às 11h, o dólar à vista tinha alta de 0,05%, cotado a R$ 2,201 na compra e R$ 2,203 na venda.
Um dos destaques do dia para o mercado de ações é o resultado do IGP-M de novembro, que se desacelerou, mas não na proporção esperada pelo mercado. O indicador apontou inflação de 0,40% em novembro, contra 0,60% em outubro. A estimativa era de uma taxa de 0,30%. Na próxima quinta-feira o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgará a ata da reunião da semana passada, onde irá explicar os motivos do corte de 0,5 ponto na taxa Selic e falará sobre perspectivas de inflação.
No mercado de câmbio, os destaques do dia são o leilão de contratos de swap reverso, do Banco Central, e a emissão bônus globais, feita pelo Tesouro Nacional. O leilão de swap não era esperado pelo mercado no penúltimo dia do mês, e ajuda a impedir que a moeda americana continue a cair. Na prática, esse tipo de leilão equivale a uma compra de dólares futuros pelo Banco Central.
A emissão soberana, anunciada na noite de segunda-feira pelo Tesouro Nacional, pode favorecer operações de crédito externo também para o setor privado, o que sugere novas baixa do dólar.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.