| 15/11/2005 00h58min
A variante H7N3 do vírus da gripe aviária foi detectada em sedimentos de aves migratórias nos arredores da cidade de Tainan, no sul de Taiwan, informou o Conselho de Agricultura da ilha.
– Das 20 mostras de sedimentos de aves migratórias recolhidas numa zona pantanosa, apenas uma deu positivo no exame do vírus H7N3 da gripe aviária – disse Huang Guo-ching, chefe do Departamento de Saúde Animal do Conselho de Agricultura.
Atualmente, especialistas taiuaneses realizam testes em aves de curral e pássaros num raio de três quilômetros do local onde foi encontrado o vírus, explicou Huang.
– Em dois dias poderemos avaliar o risco de infecção, e qualquer ave infectada será imediatamente sacrificada – afirmou o funcionário taiuanês.
Este caso de vírus H7N3 é o primeiro descoberto em Taiwan. No entanto, em 2004 Taiwan sacrificou 467 mil aves, em sua maioria frangos, após o surgimento em fazendas da ilha de Kinmen de vários casos com o vírus H5N2 – outra forma menos virulenta do vírus H5N1.
O Ministério da Saúde informou que a ilha iniciará no final de março de 2006 a produção de uma versão genérica do remédio Tamiflu. Na primeira remessa, Taiwan produzirá 60 quilos do antiviral genérico, com o qual poderão ser tratadas até 600 mil pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus da gripe aviária reapareceu na Coréia do Sul em dezembro de 2003 e desde então se espalhou pela Ásia, causando a morte de 64 pessoas: 42 no Vietnã, 13 na Tailândia, cinco na Indonésia e quatro no Camboja.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.