| 16/05/2009 12h19min
Os 45 municípios da zona da produção, no norte do Estado, decidiram paralisar todos os serviços das prefeituras por uma hora na terça-feira, e durante toda a quarta-feira. Nesta semana eles já haviam paralisado na segunda e sexta. O objetivo é alertar os governos sobre a situação dos municípios devido à estiagem.
Aulas, transporte e o atendimento nas prefeituras ficarão suspensos. Somente os serviços de saúde funcionarão. Conforme o secretário executivo da Associação dos Municípios da Zona da Produção, Saul Matei, duas comissões de prefeitos foram montadas.
— Ao mesmo tempo em que os municípios paralisam, duas comissões de prefeitos estarão em Porto Alegre e Brasília, reconhecendo os esforços do governo do Estado e Federal através das medidas já editadas, que são insuficientes para atender à grave situação atual. É bom conceder financiamentos, é bom prorrogar, mas só atenua momentaneamente o problema. Precisamos de uma solução
definitiva.
Gráfico mostra as áreas afetadas
pela estiagem no RS:
Eles reivindicam ainda a criação de um Fundo Municipal de Combate a Intempéries e querem a distribuição de cestas básicas ou de um salário mínimo por 1 ano para agricultores que perderam as lavouras com a seca.
Entre os municípios que vão paralisar estão Passo Fundo, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Ontem terminou a paralisação de cinco dias dos 21 municípios da região celeiro, no Noroeste. Eles economizaram R$ 700 mil com a suspensão dos serviços das prefeituras. Os recursos serão aplicados no pagamento do transporte de água potável até comunidades rurais, em redes de água, e na criação de estruturas municipais para reduzir o impacto de novas
estiagens.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.